O dia 21 de julho de 1902 representa a data mais marcante da história do Fluminense e é uma ocasião sempre recordada pelos torcedores do emblema do Rio de Janeiro.
Foi nesse dia que Oscar Cox decidiu lançar um dos maiores emblemas do futebol do Brasil e da América do Sul.
Cox foi o primeiro presidente do Flu e o grande impulsionador da caminhada que vai longa do tricolor.
Mas existem outros fatos e curiosidades sobre um dos gigantes do futebol brasileiro. Confira.
A importância de Oscar Cox
O Fluminense realizou o seu primeiro duelho no dia 19 de outubro de 1902. Essa partida acotneceu contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu, nas Laranjeiras.
Com a capacidade mobilizadora de Oscar Cox, o Fluminense começou a criar laços com outros times que possibiitaram a realização de encontros de futebol.
Desse modo, o time foi se estabelecendo no panorama do futebol brasileiro nas Laranjeiras. Em razão disso, anos mais tarde o palco do Flu assumiu essa designação, como veremos em seguida.
O estádio das Laranjeiras
Corria o ano de 1919 quando o Fluminense inaugurou o seu Estádio das Laranjeiras, na altura um sonho dos torcedores e dos responsáveis do Flu, mas que acabou sendo palco de muitos sonhos e realidades da seleção brasileira.
Foi nas Laranjeiras que um dos primeiros ídolos da seleção brasileira, Arthur Friedenreich, ajudou a vencer o Uruguai na disputa do Sul-Americano, que o Brasil conquistou.
E em 1922, novamente com Arthur Friedenreich no time, chegou o segundo título nas Laranjeiras.
O Estádio das Laranjeiras passou a ser talismã do time brasileiro. Pensado para ajudar a fortalecer o Flu, o palco acabou permitindo também uma afirmação do futebol brasileiro para o mundo, daí a importância do Estádio das Laranjeiras no livro histórico do futebol do Brasil.
O Fla-Flu
Com o avançar dos anos, naturalmente, foram criadas rivalidades dentro do campo e uma das mais históricas passou as ser entre Fluminense e Flamengo.
E o Fluminense nunca perde uma chance de dar chapéu no Flamengo dentro ou fora do gramado.
Leia mais: Fluminense pode dar chapéu no Flamengo por destaque do Internacional
O clássico é já centenário, pois começou a ser disputado em 7 de julho de 1912. E o nome de Eward Calvert tem uma importância histórica nos Fla-Flu.
Ele apontou o primeiro gol da história do clássico eterno quem tem permitido momentos memoráveis para torcedores do Fluminense e outros para os do Flamengo.
Um Fla-Flu é sempre um momento que faz parar o Rio de Janeiro. As atenções se centram no gramado e seja qual for a competição a luta é sempre intensa.
E quando Fla e Flu encontram é sempre um exercício imprevisível lançar palpites sobre o vencedor, seja em conversas entre amigos ou familiares, ou mesmo nas populares casas de apoastas, sempre atentaas a cada duelo entre os velhos rivais.
Link: Clique aqui para fazer suas apostas
Fla e Flu têm uma das rivalidades mais carismáticas do futebol mundial.
Máquina tricolor
Todos os clubes têm épocas douradas e outros de menor rendimento. Mas é clar oque na memória coletiva ficam gravados apenas os momentos de festa.
E falar de um time histórico do Fluminnese é falar da década de 70, onde a chamada ‘Máquina Tricolor’ causou sensação.
Rivelino era o comandante e tinha figuras como Carlos Alberto Torres, Edinho e Dirceu.
Nessa época, o Fluminense não tinha para ninguém, como diz o povo, e foi capaz de ser bicampeão carioca.
Torcedor grato a dupla Washington e Assis
E muitos têm sido os nomes gigantes de personalidades do futebol que têm representado o Fluminense ao longo das épocas.
Nesta altura, eqnuanto se comenta quem sai e quem pode chegar no Flu, é bom recordar o legado deixado pela dupla Washington e Assis.
Leia mais: Veja quem sai e quem pode chegar no Fluminense para 2023
Eles foram o rosto de uma outra época dourada do Flu e que contava no elenco com outros nomes como Ricardo Gomes, Branco e Romerito. Carlos Alberto Parreira era o timoneiro e tinha em Washington e Assis grandes referências em caminhadas lendárias.